Docentes de Medicina

By admin on Julho 19, 2010

Ao elaborar Reumatologia Práctica, o autor dirige-se a Docentes de Reumatologia, que poderão usar Reumatologia Prática da forma que melhor se adaptar às suas estratégias educativas.

O autor afirma: “O meu maior sonho, como professor, consiste em seduzir os alunos a aprender, pelo prazer de saber e de, com isso, ajudar o outro, estimular uma prática reflexiva que estruture o seu desenvolvimento profissional no futuro.” Sente um apelo semelhante? Explore o que propõe este professor e educacionalista experiente.

Reumatologia Prática segue uma estratégia inovadora: parte do reconhecimento de padrões de doença (Grandes síndromas), para sublinhar o que é importante no inquérito e exame objectivo.

  • As grandes síndromas são o ponto de partida para a proposta uma estratégia de diagnóstico em dois passos, um “mapa mental” apresentado à análise crítica dos alunos.
  • Esta proposta pedagógica inovadora baseia-se na convicção do autor de que é fundamental que o aluno estruture os seus conhecimentos de forma operacional e tenha consciência das limitações e alcances do esquema mental que adopta.
  • Discussão do diagnóstico diferencial de quadros sindromáticos e não de doenças individuais. O autor visa, com isso, abordar os conhecimentos no contexto da sua aplicação clínica, destacando as similitudes e diferenças entre doenças merecedoras de consideração clínica conjunta.
  • A apresentação é conduzida por casos clínicos interactivos (mais de 100 !).
  • Como um dos aspectos mais difíceis da Reumatologia consiste em procurar, filtrar e interpretar informação, o autor adoptou uma descrição mais longa do que o habitual, semeada de falsas pistas e interrompe a narrativa invocando a participação do leitor.
  • Incluiu filmagens de 22 casos reais, para reforçar as oportunidade de treino destas competências essenciais.

Como Docente, poderá usar Reumatologia Prática da forma que melhor se adaptar à sua estratégia educativa. Esta ferramenta de aprendizagem presta-se aos usos mais diversos: simples livro de leitura, fonte de imagens estimulantes, casos clínicos escritos, filmagens de exame objectivo para estudo autónoma, fonte de material para tutoriais, etc.

O Autor espere que retire grande utilidade e sucesso do emprego desta obra e agradece todos os comentários que queira partilhar com ele para melhorsar a qualidade e a eficácia pedagógica desta ferramenta de aprendizagem.

Tumefacção

Os comentários estão fechados.